A campanha Novembro azul é uma destinada para o combate ao câncer de próstata, sendo uma data válida em todo o mundo.
Para uma maior conscientização e prevenção da doença, o penúltimo mês do ano desencadeia uma jornada motivacional para estimular a ida dos homens ao médico e realizar um exame preventivo da doença.
E você, já agendou uma consulta com um oncologista ou urologista em Florianópolis?
Preparamos um artigo informativo para que você possa ficar por dentro do diagnóstico, sintomas e tratamento do câncer de próstata! Confira:
Novembro azul: conscientização para prevenir o câncer de próstata
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além disso, é considerado a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Por isso, com o intuito de esclarecer aos homens sobre a doença, as políticas públicas dedicam o mês de novembro para trabalhar essa conscientização.
Embora existam diversos movimentos com esse propósito, a campanha novembro azul ainda é considerada uma das mais conhecidas. O mês de novembro foi escolhido, pois, durante esse período é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17.
Mas, o que precisamos realmente conhecer sobre essa doença?
Câncer de próstata: o que é?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e responsável por produzir o esperma. Quando o homem está exposto a determinados fatores de risco, é possível que venha a desenvolver o câncer de próstata.
O primeiro fator de risco que deve ser observado é a idade, pois essa é uma doença que tende a acometer homens mais velhos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorreram a partir dos 65 anos. Além disso, caso haja histórico de câncer de próstata na família, o ideal é que a prevenção se inicie a partir dos 45 anos.
No entanto, se não houver outros episódios em membros familiares, recomenda-se que os exames de prevenção sejam feitos a partir dos 50 anos. Outro fator de risco que também precisa de uma atenção especial é a obesidade, manter um peso corporal adequado pode ser de grande ajuda para prevenir o câncer de próstata.
Baseado nisso, o ideal é acompanhar a saúde de perto antes de notar a presença de qualquer sintoma, afinal, a saúde do homem é importante como um todo. Então, ao completar 50 anos, é importante começar a prevenção para que — na presença da doença — o diagnóstico seja identificado precocemente e o tratamento tenha maiores taxas de sucesso.
Entretanto, se você tiver relação com algum dos fatores de risco mencionados, a ida ao médico deve ser adiantada.
Quais são os primeiros sinais de que você está passando pelo problema?
Em seu primeiro estágio, o câncer de próstata não apresenta sinalização de sintomas. Por isso, quando você nota algum desconforto relacionado ao problema, é provável que o tumor já esteja em um estágio mais avançado.
Portando, esteja atento se sentir alguns desses sintomas:
dor ao urinar;
demora em começar e terminar a urinar;
vontade de urinar com maior frequência;
diminuição do jato de urina;
presença de sangue na urina ou no sêmen e;
dor óssea.
Além disso, quando a doença encontra-se ainda mais avançada, é possível que haja infecção generalizada ou insuficiência renal. Dessa forma, o mais indicado é que você comece a se cuidar antes mesmo de notar a presença de algum sintoma, não é mesmo?
Como é possível prevenir a doença?
Para fazer a prevenção do câncer de próstata, são indicados dois exames: o exame de PSA e o exame físico, também conhecido como exame de toque. Ambos os exames devem ser realizados anualmente, a partir da idade recomendada.
Exame de PSA
O exame de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), uma proteína produzida pela próstata. Quando os níveis de PSA estão elevados, é possível que o diagnóstico seja de câncer, embora também possa identificar doenças benignas da próstata.
Exame de toque retal
No exame de toque retal, o médico avalia a textura, tamanho e forma da próstata, ao palpar as partes lateral e posterior da próstata. Além disso, é possível identificar a presença de lesões na glândula. O exame é feito pela introdução do dedo no reto, sob a proteção de uma luva.
O exame de toque retal é extremamente rápido, embora muitos homens ainda sejam resistentes a realizá-lo. É importante que isso seja desmistificado, pois, o preconceito para realizar esse teste acaba contabilizando ainda mais casos de câncer de próstata.
O exame dura apenas 10 segundos e é feito no próprio consultório médico. Lembre-se que esse exame pode salvar a sua vida se for realizado com frequência, pois ajuda a emitir um diagnóstico precoce.
Biópsia
Caso, após a realização desses exames, o médico indicar alguma alteração suspeita, o profissional poderá indicar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Na biópsia, são retirados pedaços mínimos da próstata, que serão analisados no laboratório para melhor orientação do laudo.
Como tratar o câncer de próstata?
A escolha do tratamento mais adequado para cada caso só é definida em uma conversa entre médico e paciente, pois, é nesse momento que os riscos e benefícios devem ser considerados. Partindo desse princípio, para tratar o câncer de próstata, pode haver a combinação de tratamentos ou a execução isolada dos mesmos.
Confira alguns dos tratamentos utilizados para o câncer de próstata:
Hormonioterapia
Sendo um tipo de tratamento de câncer em Florianópolis, a homonioterapia é indicada para o câncer de mama e de próstata. Seu principal objetivo é controlar o desordenamento das células, principalmente as hormonais.
Quimioterapia
Um dos métodos mais conhecidos quando se fala em tratamento de câncer. A quimioterapia consiste na administração de medicamentos que eliminam as células tumorais, impedindo que a doença vá para o restante do corpo.
Radioterapia
A radioterapia é um tipo de tratamento diferenciado e com eficiência comprovada, onde as células malignas perdem sua clonogenicidade, preservando os tecidos normais. Esse tratamento é feito com o intuito de buscar a cura total da doença através da redução do tumor.
Lembre-se que as opções de tratamento vão depender da avaliação clínica de cada paciente, como também do estágio do tumor e, consequentemente, das recomendações do especialista.
Já conhece algum oncologista de confiança em Florianópolis?
Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta agora mesmo e realizar a prevenção do câncer de próstata ou iniciar o tratamento em uma clínica devidamente especializada.
Comments