top of page

Novembro azul: mês de combate ao câncer de próstata

A campanha Novembro azul é uma destinada para o combate ao câncer de próstata, sendo uma data válida em todo o mundo.

Para uma maior conscientização e prevenção da doença, o penúltimo mês do ano desencadeia uma jornada motivacional para estimular a ida dos homens ao médico e realizar um exame preventivo da doença.

E você, já agendou uma consulta com um oncologista ou urologista em Florianópolis?

Preparamos um artigo informativo para que você possa ficar por dentro do diagnóstico, sintomas e tratamento do câncer de próstata! Confira:

Novembro azul: conscientização para prevenir o câncer de próstata

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além disso, é considerado a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Por isso, com o intuito de esclarecer aos homens sobre a doença, as políticas públicas dedicam o mês de novembro para trabalhar essa conscientização.

Embora existam diversos movimentos com esse propósito, a campanha novembro azul ainda é considerada uma das mais conhecidas. O mês de novembro foi escolhido, pois, durante esse período é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17.

Mas, o que precisamos realmente conhecer sobre essa doença?

Câncer de próstata: o que é?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e responsável por produzir o esperma. Quando o homem está exposto a determinados fatores de risco, é possível que venha a desenvolver o câncer de próstata.

O primeiro fator de risco que deve ser observado é a idade, pois essa é uma doença que tende a acometer homens mais velhos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorreram a partir dos 65 anos. Além disso, caso haja histórico de câncer de próstata na família, o ideal é que a prevenção se inicie a partir dos 45 anos.

No entanto, se não houver outros episódios em membros familiares, recomenda-se que os exames de prevenção sejam feitos a partir dos 50 anos. Outro fator de risco que também precisa de uma atenção especial é a obesidade, manter um peso corporal adequado pode ser de grande ajuda para prevenir o câncer de próstata.

Baseado nisso, o ideal é acompanhar a saúde de perto antes de notar a presença de qualquer sintoma, afinal, a saúde do homem é importante como um todo. Então, ao completar 50 anos, é importante começar a prevenção para que — na presença da doença — o diagnóstico seja identificado precocemente e o tratamento tenha maiores taxas de sucesso.

Entretanto, se você tiver relação com algum dos fatores de risco mencionados, a ida ao médico deve ser adiantada.

Quais são os primeiros sinais de que você está passando pelo problema?

Em seu primeiro estágio, o câncer de próstata não apresenta sinalização de sintomas. Por isso, quando você nota algum desconforto relacionado ao problema, é provável que o tumor já esteja em um estágio mais avançado.

Portando, esteja atento se sentir alguns desses sintomas:


dor ao urinar;


demora em começar e terminar a urinar;


vontade de urinar com maior frequência;


diminuição do jato de urina;


presença de sangue na urina ou no sêmen e;


dor óssea.

Além disso, quando a doença encontra-se ainda mais avançada, é possível que haja infecção generalizada ou insuficiência renal. Dessa forma, o mais indicado é que você comece a se cuidar antes mesmo de notar a presença de algum sintoma, não é mesmo?

Como é possível prevenir a doença?

Para fazer a prevenção do câncer de próstata, são indicados dois exames: o exame de PSA e o exame físico, também conhecido como exame de toque. Ambos os exames devem ser realizados anualmente, a partir da idade recomendada.

Exame de PSA

O exame de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), uma proteína produzida pela próstata. Quando os níveis de PSA estão elevados, é possível que o diagnóstico seja de câncer, embora também possa identificar doenças benignas da próstata.

Exame de toque retal

No exame de toque retal, o médico avalia a textura, tamanho e forma da próstata, ao palpar as partes lateral e posterior da próstata. Além disso, é possível identificar a presença de lesões na glândula. O exame é feito pela introdução do dedo no reto, sob a proteção de uma luva.

O exame de toque retal é extremamente rápido, embora muitos homens ainda sejam resistentes a realizá-lo. É importante que isso seja desmistificado, pois, o preconceito para realizar esse teste acaba contabilizando ainda mais casos de câncer de próstata.

O exame dura apenas 10 segundos e é feito no próprio consultório médico. Lembre-se que esse exame pode salvar a sua vida se for realizado com frequência, pois ajuda a emitir um diagnóstico precoce.

Biópsia

Caso, após a realização desses exames, o médico indicar alguma alteração suspeita, o profissional poderá indicar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Na biópsia, são retirados pedaços mínimos da próstata, que serão analisados no laboratório para melhor orientação do laudo.

Como tratar o câncer de próstata?

A escolha do tratamento mais adequado para cada caso só é definida em uma conversa entre médico e paciente, pois, é nesse momento que os riscos e benefícios devem ser considerados. Partindo desse princípio, para tratar o câncer de próstata, pode haver a combinação de tratamentos ou a execução isolada dos mesmos.

Confira alguns dos tratamentos utilizados para o câncer de próstata:

Hormonioterapia

Sendo um tipo de tratamento de câncer em Florianópolis, a homonioterapia é indicada para o câncer de mama e de próstata. Seu principal objetivo é controlar o desordenamento das células, principalmente as hormonais.

Quimioterapia

Um dos métodos mais conhecidos quando se fala em tratamento de câncer. A quimioterapia consiste na administração de medicamentos que eliminam as células tumorais, impedindo que a doença vá para o restante do corpo.

Radioterapia

radioterapia é um tipo de tratamento diferenciado e com eficiência comprovada, onde as células malignas perdem sua clonogenicidade, preservando os tecidos normais. Esse tratamento é feito com o intuito de buscar a cura total da doença através da redução do tumor.

Lembre-se que as opções de tratamento vão depender da avaliação clínica de cada paciente, como também do estágio do tumor e, consequentemente, das recomendações do especialista.

Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta agora mesmo e realizar a prevenção do câncer de próstata ou iniciar o tratamento em uma clínica devidamente especializada. 

Aproveite para seguir a clínica no Facebook Instagram para ficar por dentro das nossas novidades e atualizações.

10 visualizações0 comentário
bottom of page