top of page

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos: bem-estar e a dignidade para todos

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (WHPCD), celebrado em 14 de outubro, é um dia

de ação unificada em apoio aos cuidados paliativos. Essa abordagem de cuidado interdisciplinar visa otimizar a qualidade de vida e reduzir o sofrimento de pessoas com doenças graves e seus cuidadores.


Há 17 anos, o WHPCD é comemorado todos os anos com um único propósito: chamar a atenção para as questões dos cuidados paliativos e destacar a importância de sua integração nos sistemas de saúde em todo o mundo para alcançar a Cobertura Universal de Saúde.


Em 2023, a campanha visa iluminar esse tema e promover a mensagem de que não pode haver saúde universal sem a inclusão dos cuidados paliativos em todos os países pois, é essencial tornar o bem-estar e a dignidade uma realidade para todos.



Comunidades Compassivas em Ação: Unidos pelos Cuidados Paliativos


Imagine um mundo onde a compaixão é algo mais do que uma palavra bonita jogada ao vento. Um mundo onde, juntos, somos como verdadeiros guardiões do bem-estar humano. Esse é o desafio da campanha de 2023, com o tema "Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos".


Mas o que é compaixão, afinal? É muito mais do que um mero sentimento de empatia pelos que sofrem; é a vontade ardente de estender a mão. É reconhecer seu sofrimento e agir, com afinco, para oferecer alívio. Neste momento crucial da história, é cada vez mais necessário unir forças para apoiar nossas comunidades e cada um dos nossos parceiros.


Os cuidados paliativos são, incontestavelmente, uma responsabilidade que exige nossa atenção e dedicação. Eles têm o poder incomparável de melhorar a qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, não apenas no final da jornada, mas em cada etapa do caminho, desde o diagnóstico.


Mas não nos esqueçamos dos valorosos cuidadores, essas almas nobres que se doam inteiramente tal qual uma chama que nunca se apaga. A abrangência dos cuidados paliativos engloba, também, a saúde e o bem-estar desses heróis silenciosos, oferecendo apoio em seus momentos de dor e luto.


É chegada a hora de unirmos nossos esforços, de nos tornarmos a fortaleza uns dos outros, construindo uma teia de compaixão e cuidado que envolva nossa sociedade por inteiro. Mas, para isso, é fundamental agirmos com profissionalismo e respeito, encarando esse desafio com a seriedade que ele merece.


Em 2023, as Comunidades Compassivas em Ação são convocadas a unir-se pela nobre causa dos Cuidados Paliativos. Juntos, vamos construir um mundo melhor, onde a compaixão seja um valor inegociável e o alívio ao sofrimento esteja ao alcance de todos. Unidos pelo cuidado, somos capazes de transformar vidas e iniciar uma verdadeira revolução na forma como enfrentamos as adversidades da vida.


Os cuidados paliativos são uma necessidade global que infelizmente não tem sido atendida adequadamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou dados no Atlas Global de Cuidados Paliativos onde constata que apenas 2% dos aproximadamente 60 milhões de adultos e crianças que precisam desse tipo de assistência a recebem. Isso significa que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem e morrem anualmente sem acesso aos cuidados paliativos que proporcionariam alívio e conforto.


Para enfrentar esse desafio, a implementação dos cuidados paliativos deve seguir o modelo de saúde pública desenvolvido pela OMS. É necessário fortalecer as políticas, investir em educação, garantir o acesso a medicamentos, capacitar a comunidade, realizar pesquisas e, finalmente, implementar essas medidas. Porém, sabemos que existem diversas barreiras a serem superadas para alcançar todos esses objetivos.


É fundamental abordar essa questão de forma profissional, conscientizando sobre a urgência de oferecer cuidados paliativos a todos que necessitam, levando em consideração as diretrizes estabelecidas pela OMS.


Nós da Clínica Soma apoiamos a campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (WHPCD) pois sabemos a importância desse serviço tão único e essencial para as pessoas que necessitam de cuidados paliativos nas difíceis jornadas que enfrentam na luta contra graves doenças. Possuímos uma equipe multidisciplinar preparada para dar todo o suporte aos nossos pacientes e seus familiares.

98 visualizações1 comentário

1 Comment


Quanah Nelson
Quanah Nelson
Oct 18, 2023

Os coelhinhos vetoriais disponíveis em https://br.depositphotos.com/vector-images/coelhinho.html são adoráveis e versáteis. Com uma ampla variedade de estilos e poses, esses vetores são ideais para projetos de Páscoa, convites ou decoração. A qualidade das imagens e a facilidade de edição fazem deles uma escolha fantástica para qualquer designer ou entusiasta da ilustração.


Like
bottom of page