Câncer do Colo do Útero: tudo o que você precisa saber

De acordo com as estimativas do INCA, são esperados 17.010 casos novos de câncer de colo de útero em 2023 no Brasil, com um risco estimado de 13 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição no ranking nacional.

A principal causa do câncer do colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), transmitido principalmente pelo contato sexual. Desse modo, esse tipo de câncer pode ser prevenido com uso de preservativo e com vacina contra o HPV, que está disponível na rede básica de saúde para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos.

Adolescentes acima de 15 anos, mesmo que previamente expostos ao vírus, podem ser vacinados em clínicas privadas de vacinação. Em adultos, a vacinação fica a critério médico. Para pessoas com HIV ou com diagnóstico de câncer, a vacina é recomendada dos 9 aos 45 anos.

Além do HPV, a infecção por HIV e tabagismo também aumentam a chance de desenvolver o câncer. Exame preventivo de rotina, como o papanicolau, consegue identificar alterações na fase pré-câncer.

O câncer do colo do útero é uma doença que pode ser diagnosticada em seus estágios iniciais e quando isso ocorre as chances de cura são maiores. É fundamental manter as consultas de rotina com ginecologista, porque o câncer de colo de útero nas fases iniciais não apresenta sintomas.

Já nas fases mais avançadas pode ocorrer a presença de secreção, sangramento fora do período menstrual, sangramento ou dor durante ou após a relação sexual ou exame ginecológico.

Para escolha do melhor tratamento, todas as informações e desejos da paciente são considerados, sendo definido em conjunto por cirurgião, oncologista clínico e radioterapeuta.

Com frequência há o envolvimento de várias equipes, como fisioterapia, nutrição, psicologia, cuidados paliativos, entre outras. Antes do início do tratamento, é importante conversar sobre o intuito do mesmo, expectativas de resultados e possíveis efeitos colaterais esperados.

Dr. Tadeu Paiva

Oncologia Clínica