top of page

Reumatologia: a chave para diagnosticar, controlar doenças autoimunes e viver bem


A reumatologia é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes. Estas condições envolvem quadros de desregulação do sistema imunológico, no qual o mesmo reage contra estruturas do próprio organismo, gerando um processo de inflamação.

Um bom exemplo de doença autoimune é artrite reumatoide, a qual se caracteriza por causar dor e edema de pequenas e médias articulações, de forma simétrica. Outras doenças autoimunes comuns na prática do reumatologista são artrite psoriásica, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, esclerodermia, vasculites e miopatias inflamatórias como dermatomiosite e polimiosite. Tais doenças geralmente cursam com inflamação crônica, levando a dores nas articulações, rigidez e, em casos graves, deformidades e danos permanentes.

O diagnóstico das doenças autoimunes envolve uma história clínica detalhada por um reumatologista, exame físico completo, e um conjunto de exames laboratoriais e imagens. Resultados elevados de proteína C reativa (PCR) e/ou velocidade de hemossedimentação (VHS), nos exames de laboratório, sugerem um quadro inflamatório.

O tratamento destas condições autoimunes evoluiu significativamente ao longo dos anos. Terapias com drogas de uso oral modificadoras da resposta imune sintéticas são comumente utilizadas como primeira linha de tratamento, associadas ou não ao uso de anti-inflamatórios não hormonais ou corticoides. Porém, alguns pacientes exigem progressão de tratamento por não apresentarem resposta completa com esta linha de intervenção.

Terapias biológicas são uma classe de medicamentos de uso endovenoso ou subcutâneo que tem como alvo componentes específicos do sistema imunológico responsáveis pelo processo inflamatório. São terapias desenvolvidas em laboratório, usando produtos de organismos vivos, que irão agir bloqueando células ou moléculas do sistema imune, interrompendo assim a cascata inflamatória que contribui para o dano articular e outros sintomas nas doenças reumáticas.

Ao neutralizar estas células ou moléculas específicas, essas terapias diminuem a resposta imune responsável por reagir contra tecidos próprios saudáveis, oferecendo alívio da dor e da inflamação. Estas medicações biológicas são aplicadas em clínicas de infusão que estão habilitadas a infundir estes fármacos com segurança e conforto ao paciente.

O uso de terapias biológicas na reumatologia cresceu exponencialmente nas

Dra. Marina Pereira - Reumatologista CRM/SC 26670 - RQE 23637/22979

últimas duas décadas e revolucionou o tratamento da artrite reumatoide e de outras doenças autoimunes. O reumatologista pode selecionar o biológico mais adequado com base nas características da doença e no histórico médico do seu paciente, garantindo um tratamento individualizado e eficaz.

O surgimento da terapia biológica transformou o campo da reumatologia, oferecendo esperança e alívio para aqueles que vivem com doenças autoimunes crônicas. À medida que a pesquisa e a tecnologia continuam avançando, podemos antecipar produtos biológicos ainda mais inovadores com melhores perfis de eficácia e segurança.

1.040 visualizações1 comentário

1 Kommentar


Hello! I've recently been involved in the process of designing a logo for a health-related company. It's safe to say that it's a challenging endeavor. However, just a few days ago, I received another request for a logo design, and thanks to delivery bike images, I was able to efficiently and quickly create a new logo. This resource boasts a vast image collection encompassing various topics, which proved to be highly valuable.

Gefällt mir
bottom of page