top of page
marketing74117

Principais exames de diagnóstico do câncer

O diagnóstico precoce do câncer é uma das melhores maneiras de promover um tratamento eficaz. Ou seja, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de cura para o paciente.

Mas quais são os exames que tornam possível detectar o câncer de maneira precoce? Continue a leitura e confira.

Como é feito o diagnóstico do câncer?

O câncer é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo o ABC do Câncer, criado em parceria pelo Ministério da Saúde e Inca (Instituto Nacional de Câncer), pelo menos um terço de todos os casos de câncer diagnosticados por ano poderia ser prevenido.

Por esse motivo, tanto o controle como a prevenção do câncer são uma prioridade de saúde pública. Um dos principais objetivos é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.

Para obter um diagnóstico do câncer é necessário identificar o tumor ainda em seu órgão de origem. Dessa forma, o paciente junto ao médico podem começar a estudar as melhores formas de tratamento para lidar com a doença.

O ideal é realizar um acompanhamento preventivo do câncer. Isso torna possível verificar as lesões consideradas pré-cancerígenas, atuando de forma efetiva nesse contexto.

As principais estratégias para o sucesso do tratamento do câncer se baseiem na junção do diagnóstico precoce e nos rastreamentos, geralmente feito por tipos específicos de exames.

Esses exames de rastreamento são fundamentais para investigar os vestígios da doença. Confira cada um deles.

Colonoscopia

A colonoscopia é um dos exames mais eficazes para rastrear o câncer de cólon e reto, mesmo que seja um tanto complexo e desconfortável, segundo o INCA. É um procedimento capaz de identificar todas as alterações da mucosa do intestino que possam estar sinalizando o aparecimento do câncer.

Esse exame deve ser realizado para a investigação do câncer a partir dos 50 anos, por qualquer pessoa. Contudo, para aqueles que já possuem histórico na família, a rotina de exames deve iniciar aos 40 anos.

Toque retal e exame de PSA

Esses dois procedimentos são eficazes na identificação do câncer de próstata e devem ser iniciados aos 50 anos por quem não apresenta fatores de risco nem antecedentes familiares. Caso contrário, devem ser realizados aos 45 anos.

O exame de toque retal é simples, rápido e pode ser realizado pelo urologista ou proctologista. Já o PSA é um exame de sangue que deve ser avaliado pelo médico após o resultado.

Tomografia do pulmão

A radiografia de tórax deve ser realizada em pessoas com o risco de desenvolver câncer de pulmão, como fumantes ou quem possui antecedentes familiares desse tipo de câncer.

tomografia de pulmão é importante para um diagnóstico precoce da doença. Além disso, para aqueles que se encontram em grupos de risco, como idosos, fumantes e ex-fumantes, o exame deve ser realizado anualmente.

Exame preventivo e colposcopia

O exame preventivo (papanicolau) e a colposcopia são exames que detectam o câncer de colo de útero e a incidência do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), o principal causador desse tipo de câncer.

Embora não haja uma idade indicada para o início desses exames, o ideal é que as mulheres comecem a realizá-los após a primeira relação sexual. Ir ao ginecologista regularmente, assim como fazer o acompanhamento pelo menos uma vez por ano, é o mais indicado nesses casos.

Dessa forma, caso o exame preventivo contenha alterações, será solicitado a colposcopia, um procedimento que avalia a saúde da vagina e do colo do útero. Além disso, uma biópsia também será solicitada para melhor investigação.

Mamografia

mamografia é um exame de imagem que deve ser realizado anualmente por todas as mulheres sem antecedentes familiares da doença, a partir dos 40 anos.

Já para as mulheres que apresentam um histórico de câncer de mama na família, o exame deve ser iniciado, pelo menos, 10 anos antes da idade na qual a mulher que passou pelo câncer de mama na família obteve conhecimento da doença.

Por exemplo: caso o câncer tenha sido descoberto aos 45 anos por essa mulher, o restante das mulheres da família deverão iniciar a mamografia aos 35 anos de idade.

Dermatoscopia digital

Esse procedimento é eficaz na prevenção do câncer de pele, já que identifica pintas suspeitas na pele em imagens de alta resolução.

A dermatoscopia digital pode ser feita em qualquer idade, a partir de algum sinal anormal que tenha sido notado na pele.

Além disso, pessoas com histórico de câncer de pele na família o que se expõem muito à radiação solar devem realizar ao exame regularmente, de maneira preventiva.

Biópsia

Caso qualquer um dos exames solicitados tenha apresentado um resultado alterado, o médico irá considerar a realização de uma biópsia.

Esse procedimento é caracterizado pela coleta de uma pequena parte do material de um tecido suspeito, que depois será analisado em laboratório e posteriormente, analisado pelo especialista.

A importância de um diagnóstico precoce

Como sabemos, o câncer pode se manifestar de inúmeras maneiras no organismo. Por isso, os indivíduos que se enquadram em histórico familiar de câncer ou apresentam fatores de risco devem realizar um acompanhamento precoce e periódico.

Dessa forma, será possível detectar o câncer ainda em seu estado inicial, ou seja, antes da manifestação de sintomas.

É muito importante destacar que muitos tipos de câncer podem ser curados, uma vez que as chances de cura aumentam consideravelmente quando o diagnóstico do câncer é precoce.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos e familiares. Lembre-se que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde!

Aproveite e nos siga no Facebook Instagram para não perder nenhuma das nossas dicas e conteúdos exclusivos.

27 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page