Os cânceres hematológicos dizem respeito aos tipos de câncer que são originários das células sanguíneas. Podemos dizer que é um tipo de câncer capaz de circular pelo organismo e, por isso, são chamados de “tumores líquidos”.
Diferente dos tumores que atingem partes sólidas do corpo humano, os cânceres hematológicos também se manifestam de forma distinta e o tratamento sugerido requer outro tipo de abordagem.
Leia o artigo para compreender melhor sobre o câncer hematológico, quais são os seus tipos e a melhor forma de tratá-los.
Ouça este conteúdo:http://clinicasoma.com.br/wp-content/uploads/2019/08/O-que-são-e-quais-os-sintomas-dos-cânceres-hematológicos.mp3
Cânceres hematológicos: como se manifestam?
Por acometer a região líquida do organismo, os cânceres hematológicos também se manifestam de forma diferente. Por exemplo, enquanto os tumores sólidos exibem sintomas como nódulos e dores específicas relacionadas ao órgão acometido, os cânceres hematológicos são inespecíficos ao se manifestarem.
Quando falamos em câncer hematológico, nos referimos aos três principais tipos: leucemia, linfoma e mieloma. Veremos, de forma detalhada, sobre os sintomas e manifestações de cada um deles:
Leucemia
A leucemia corresponde ao câncer no sangue, propriamente nos glóbulos brancos. As células cancerígenas se acumulam na medula óssea, substituindo as células saudáveis. Os principais sintomas da leucemia são:
a redução dos glóbulos vermelhos, que causa anemia e se manifesta por palpitação, falta de ar, dor de cabeça e fadiga;
os glóbulos brancos reduzidos levam à diminuição da imunidade e ao surgimento de infecções frequentes;
as plaquetas baixas causam sangramentos e manchas roxas na pele;
gânglios linfáticos inchados;
febre e sudorese noturna;
dor nas articulações e ossos;
desconforto abdominal;
perda de peso sem motivo;
Ainda é válido ressaltar que se a doença atingir o Sistema Nervoso Central, é possível que se manifestem sintomas como desorientação, vômitos, náuseas e fortes dores de cabeça.
Existem as leucemias agudas (requerem tratamento urgente) e crônicas (não requer tratamento urgente na maioria dos casos).
Linfoma
Os linfomas se originam no sistema linfático e se diferenciam entre linfoma Hodgkin, que se espalha de forma ordenada e linfoma não-Hodgkin, que se espalha desordenadamente. De forma geral, os sintomas do linfoma são:
coceira na pele;
febre;
suor noturno;
aumento dos linfonodos/ ínguas pelo corpo;
perda de peso sem motivo;
cansaço.
Caso o linfoma apareça na região do tórax, é possível manifestar ainda falta de ar e dor torácica.
Mieloma
O mieloma é um tipo de câncer que se origina no plasmócito, célula responsável pela regulação da imunidade do organismo, desencadeando a produção de anticorpos defeituosos. Sobre seus sintomas, podemos alertar:
mal estar;
aumento da pressão arterial;
fraturas espontâneas;
anemia;
infecções;
cansaço.
paralisação dos rins
De certa forma, é possível notar que os sintomas dos cânceres hematológicos apresentam características comuns de imunossupressão, sendo esse o alerta mais evidente ao identificar suspeitas desses tipos de câncer.
No entanto, os sintomas ainda podem ser confundidos com diversas outras doenças e, por isso, é fundamental procurar ajuda imediata ao identificá-los, a fim de levantar um diagnóstico o quanto antes.
Como tratar os cânceres hematológicos?
Como os cânceres hematológicos são “líquidos”, estes não podem ser tratados com procedimento cirúrgico. Por isso, a indicação é a quimioterapia ,radioterapia e imunoterapias , na maioria das vezes.Alguns casos é necessário o transplante de medula óssea.
Além disso, quando o paciente encontrar-se muito imunossuprimido, em decorrência das altas dosagens de quimioterapia e radioterapia, será necessário acrescentar ao tratamento a transfusão de sangue ou o transplante de medula óssea.
De qualquer forma, converse com o seu médico e veja a melhor forma de tratar o seu caso, pois, cada situação deve ser analisada individualmente.
Conheça os tratamentos oferecidos pela Clínica Soma! Até a próxima leitura!
Comments