top of page

Novo medicamento para câncer de mama triplo negativo metastático é lançado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o anticorpo droga-conjugado conhecido como Sacituzumab Govitecan para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo negativo irresecável ou metastático.


A decisão da inclusão do medicamento no rol da ANS foi publicada no Diário Oficial da União (DOU nº 197) no dia 17 de outubro e, no último final de semana aconteceu o lançamento do medicamento Sacituzumab Govitecan pelo laboratório.


No dia 03 de fevereiro o mesmo medicamento foi aprovado nos EUA pelo FDA também para o cenário de câncer de mama luminal metastático refratária a terapia hormonal.


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. O subtipo triplo negativo corresponde de 14 a 20% dos casos. No Brasil quase 40% das mulheres apresentam doença metastática (contra 25% nos EUA).


Segundo a Dra. Tamise Baptista (CRM/SC 17416 – RQE 14723) até pouco tempo atrás para este cenário de câncer de mama triplo negativo havia somente a quimioterapia. “Nos dias atuais, com a oncologia de precisão, já temos uma droga alvo (olaparibe quando BRCA mutado) e imunoterapia em alguns casos.”, explicou a oncologista.


Ainda de acordo com a Dra. Tamise, o Sacituzumab Govitecan corresponde a classe de medicamento chamados de “anticorpo conjugado a droga”. “É uma forma de fornecer a quimioterapia “embalada num anticorpo”, ou seja, a quimioterapia é entregue diretamente no tecido tumoral, sendo mais preciso na sua ação.”, esclareceu.


Ficou com alguma dúvida? Quer mais esclarecimentos? Entre em contato conosco e agenda uma consulta.

2.760 visualizações1 comentário

1 Comment


Unknown member
Apr 27, 2023

Existem medicamentos orais para câncer de mama triplo negativo de celulas altas com ki67 baixo < que 5%?

Like
bottom of page